O período festivo que vai da próxima quinta, 29 de junho, a domingo, 2 de julho, tem uma história que se confunde com a própria origem da região, colonizada no início do século XIX, primeiro por suíços e, poucos anos depois, também por alemães. É em torno do dia 29 que acontece a Tradicional Festa de São Pedro, um evento que foi realizado por mais de um século e meio, todos os anos, até o início da pandemia.
Este ano, a comemoração retorna com algumas diferenças. A parte religiosa vai acontecer em torno da histórica capelinha de São Pedro (o mais antigo templo católico de Nova Friburgo). Haverá procissão luminosa, seguida de missa e um showzinho de forró, além de uma barraquinha da paróquia com comidinhas típicas. Tudo isso no dia de São Pedro (o santo), que cai em 29 de junho. Depois, a Festa de São Pedro pula o dia 30 e prossegue nos dias 1 e 2 de julho, com almoço comunitário, bingo e missas.
A parte “mundana” por assim dizer, que foi a que criou a fama do evento, também mudou. Esse ano virou um festival junino com o nome “Viva São Pedro da Serra”. Mas, de diferente mesmo, só que no lugar de barraquinhas haverá food-trucks. De resto, tudo igual: muita música, alegria, boa comida, boa bebida e muito o que fazer, ver, conhecer e comprar por toda a vila ao longo do fim de semana.
Explicado tudo isso, segue a AGENDA:
QUINTA, dia 29
17h – A Procissão Luminosa percorre o centrinho de São Pedro da Serra. Aos participantes a organização pede que não esqueçam suas velas. Em seguida, às 18h, haverá missa com o padre Edson Shirley Vianna – a procissão começa na histórica capelinha de São Pedro, vai até a praça do Coreto e volta.
20h – Show de forró com Wlad e abertura da barraquinha da igreja com pastel, caldo, canjica, chocolate quente, refri e doce – perto da capelinha
SEXTA, dia 30
17h – Abertura do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA com show de Reinaldo e Jansen Queiroz – na quadra de esportes.
18h – O Grupo As Pandeirosas continua com seus ensaios abertos. O deste fim de semana de Festa será bem no meião da vila, como chamamos o ponto entre a Praça do Coreto e o Largo do Estrela – no Bistrô Santo Grau.
18h30 – Happy Hour no deck com a voz e o violão de Jansen Queiroz – no Deck do Estrela do Mar F.C.
A partir das 19h – A Sexta Livre desta semana será com o duo Iris e Santiago. Um delicioso show para quem quer curtir a noite com mais tranquilidade, a 600 metros da área da festa – no Armazém Andar de Cima
19h – Muito rock nacional no segundo show do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA com show da banda Efeito Estufa – na quadra de esportes.
20h – “As canções que eu Canto” é o nome do show que Claudia Foureaux apresenta nesta sexta. Além de boa música, causos e boas conversas para esquentar a noite – no Tá pra Peixe São Pedro da Serra.
21h – Forró para não deixar ninguém parado no terceiro show do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA com o Trio Lumiar – na quadra de esportes.
SÁBADO, dia 1
A partir das 10h30 – O tradicionalíssimo Torneio Feminino de Futebol que acontece todos os anos junto com os festejos juninos em São Pedro da Serra continua firme e forte. Vários times, de diferentes cidades, vem participar, brincar e festejar, sempre com muito pagode. Este ano, a música fica por conta do grupo Pura Coincidência – no Estrela do Mar F.C.
A partir das 11h – Edição especial da Feira do Produtor Local. Artesanatos, roupas, comidas, arte, cervejas artesanais e, como todos os sábados, um show de qualidade. Nesta edição, a voz e o talento de Claudia Foureaux e banda – no Armazém Andar de Cima.
15h – Apresentação do grupo de Mineiro Pau de Salinas no VIVA SÃO PEDRO DA SERRA – na quadra de esportes.
16h – 1º Concurso de Sanfoneiros do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA com troféus para 1º, 2º e 3º lugares – na quadra de esportes.
17h – O projeto “Pintando Sons” reúne Gui Fleming, Jhasmyna e Rodrigo Garcia para um fim de tarde cercado de música e arte. O convidado especial desta edição é Thays Sodré – no Ateliê Paulo Ritter
18h – Apresentação da quadrilha do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA – na quadra de esportes.
19h – Missa com o padre Edson Shirley Vianna, seguida de show com Leandro (sertanejo católico) – na capelinha de São Pedro.
19h – Claudia Foureaux & Banda se apresentam num dos palcos mais concorridos de São Pedro da Serra com um repertório que vai do Pop-rock ao baião, passando por sambas e swings de não deixar ninguém parado – no Armazém Andar de Cima.
19h30 – Moda de viola no show do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA com o grupo Som de Raiz – na quadra de esportes.
20h – Show de prêmios (bingo) com vários prêmios como sanduicheira, liquidificador, ventilador, microondas e TV Smarth 32” – perto da capelinha de São Pedro.
20h – O melhor do blues você encontra na voz e nas cordas dedilhadas por Pedro Friedrich – no The Irish Billi Pub (na praça)
21h30 – Forró com Janael Costa no último show do sábado do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA – na quadra de esportes.
DOMINGO, dia 2
10h – Missa com o padre Edson Shirley Vianna – na capelinha de São Pedro
11h – Almoço comunitário. Quem vai não se arrepende. Além de delicioso é uma oportunidade muito legal de conhecer ou reencontrar o pessoal da vila e tirar um momento para um dedo de prosa – no salão comunitário da capelinha de São Pedro
15h30 – Apresentação de balé no VIVA SÃO PEDRO DA SERRA com a companhia “Ballet Bonito” – na quadra de esportes.
17h – A Roda de Samba mais tradicional da vila continua mostrando que faça chuva, sol, calor ou frio, Orlando e Zanon não falham – no Restaurante Refazenda.
17h30 – Bingo do VIVA SÃO PEDRO DA SERRA em benefício da AMASPS – na quadra de esportes.
19h30 – O último show do evento VIVA SÃO PEDRO DA SERRA, com Cesário Ramos – na quadra de esportes.
Artigo por João Carlos Leal – Pousada Canteiros São Pedro da Serra