Neste fim de semana de “esquina” entre fim de setembro e o início de outubro, o destaque desse texto de abertura da agenda vai para a culinária de São Pedro da Serra e os produtos que servem de ingredientes para essas deliciosas alquimias.

Quem visita a nossa mais-que-linda vila rural serrana se espanta.

Em um quilômetro, que você percorre sossegado em 20 minutos, dando e recebendo “bons dias”, “boas tardes” e “boas noites”, existem mais de 30 opções de restaurantes, pubs e bares, que seguem diferentes escolas culinárias, recebem influências de vários países – como Itália, Portugal, Alemanha, Argentina e Uruguai – e, claro, tem muitos pratos da deliciosa gastronomia brasileira.

Mas o que pouca gente se dá conta é que boa parte de tudo que se prova por aqui tem sabor da terra que nos cerca. O aipim, o inhame, vários tipos de batatas, cogumelos, tomatinhos, morangos etc. Produtos que, neste sábado, vão ganhar destaque num evento só para eles: o primeiro Festival Flores e Raízes, que acontece na quadra.

Para acompanhar refeições ou petiscos, todos os lugares têm cervejas ou chopes bem gelados – das marcas populares às artesanais, com a assinatura das serras cariocas. Da Praça do Coreto ao Largo do Estrela a receita é essa: caminhar, sentar, prosear, provar e voltar a caminhar. Ou marcar o lugar de que gostou para retornar na hora do almoço ou da janta.

E para compor o fundo musical desse mundo de sabores e aromas, é só escolher entre as opções da nossa igualmente variada agenda musical:

SEXTA, dia 29

18h – Reinaldo Queiroz, o nosso Rei, é o cantor, instrumentista e contador de causos que inicia a noite na Happy Hour mais alto-astral da região – no Restaurante e Casa Secreto.

20h – A Sexta Livre desta noite traz artistas que há algum tempo não iluminavam os palcos da vila: Agatha Blue e Michel Bandolim. Os dois, com participações especiais de Rafael Lorga e Vittória Braun, farão um show sem ingresso tão bom que, claro, vai deixar você com muita vontade de fazer um Pix para o chapéu virtual – no Armazém Andar de Cima.

SÁBADO, dia 30

A partir das 11h – A Feira de Arte mais tradicional da região continua, como todo sábado, repleta de arte, artesanato, roupas e produtos orgânicos para você levar para casa ou dar de presente. E, como sempre, além de 12 opções de chopes artesanais e petiscos, o evento oferece sempre um show gratuito. Nesta edição, eles estão de volta. Do blues a MPB sem perder o charme, muito menos a afinação, Iris e Santiago!! – no Armazém Andar de Cima.

14h – FESTIVAL FLORES & RAÍZES – pela primeira vez, produtores e também pequenas empresas locais que beneficiam produtos das plantações próximas vão estar mostrando o que tem de melhor para oferecer – na Quadra de Esportes.

20h – O palco mais tradicional da região recebe um dos artistas mais talentosos das noites de São Pedro da Serra e Lumiar: Amarildo Silva – na Taberna dos Sinos

20h – Os Mansurelli, a banda que sempre faz da plateia a mais alegre, cantante e dançante da noite volta a experimentar um espaço que junta tudo de melhor: palco elevado, boa área para dançar, teto para proteger do tempo, banheiros e um bar repleto de delícias e cervejas geladas – no Estrela do Mar F.C.

20h – A bela voz e o repertório de Claudia Foureaux, sempre na preciosa companhia de Alex Merlino (bateria) e Marcio Patão (baixo), animam a noite num dos palcos mais charmosos da região – no Armazém Andar de Cima

DOMINGO, dia 1

17h – Orlando e Zanon estão, como todo fim de tarde de domingo, no comando da Roda de Samba mais popular da mais-que-linda – no Restaurante e Sanduicheria Afetiva Refazenda.

Publicação feita por João Carlos Leal

Publicado em Categoria Eventos